PIPA PÓRTICO
fig

Uma das mais belas cidades da serra gaúcha, situada entre lindos vales, cobertos de parreirais, habitada por um povo hospitaleiro, que sabe manter unidos tradição e progresso.

Situada na entrada principal da cidade (RST 470), este pórtico possui formato de pipa, construído com cinqüenta e quatro pilares amarrados por seis cintos de concreto armado, com uma altura de 17,35m.

A pipa-pórtico simboliza o município de Bento Gonçalves que ostenta o título de "A Capital Brasileira do Vinho".

IGREJAS E CAPITÉISfig

A religiosidade e fé do povo italiano é fato marcante na cultura de Bento Gonçalves.

Igreja da foto: Igreja Cristo Rei, construída em 1954, em estilo gótico moderno e altar gótico clássico, centralizando a imagem do Cristo Redentor, em frente à Igreja está localizada a Praça das Rosas, onde são cultivadas mais de 1.500 roseiras de espécies diferentes.

Temos também a Igreja Matriz Santo Antônio, construída em 1890 e ampliada em 1922.
Igreja de São Bento, também conhecida como a Igreja da Pipa, foi construída em 1982, tem formato de pipa, medindo 13,50m de altura e 22,50m de largura.

 

 

 

fig5)

MARIA FUMAÇA

"Um retorno ao passado".
São 23km de emoção neste passeio turístico repleto de música e alegria, de vinhos e champanhas, tarantela, coral italiano e atração surpresa, nesta ferrovia inaugurada em 1919 e hoje alternativa de turismo para a região.

Saídas: quartas e sábados, às 14h, da Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, pasasndo por Garibaldi e Carlos Barbosa e retornando pelo mesmo trajeto.

Reservas antecipadas pelo fone: (054) 451.2788

 

 

 

AVENTURA & LAZER

JEEP AVENTURA - nesta aventura ecológica e saudável, você percorrerá os caminhos mais originais, alternados, por parreirais e vegetação agreste nos recantos mais remotos da serra italiana, com a estrutura de apoio de quem oferece o melhor.

RAFTING - desça emocionantes 12km do melhor do Rio das Antas, numa viagem com cerca de 2 horas de duração, em um barco de tecnologia mundial próprio para esse esporte.

Reservas pelo fone: 054.9224994

 

 

CAMINHOS DE PEDRA

COLÔNIA SÃO PEDRO - a história em forma de arquitetura, paisagens e cultura de um povo que lutou para ser o que sé. "Museu vivo" que resgata o passado em busca da valorização e preservação dos costumes dos imigrantes italianos. Um dos primeiros núcleos da imigração italiana no Estado e uma das maiores atrações turísticas de toda a região. É impressionante a concentração de casas em estilo colonial italiano. As construções de pedra retratam fom fidelidade a história de mais de um século de imigração. Em muitas dessas casas antigas ainda se encontram descendentes diretos dos imigrantes. São "noinhos" de 70, 80 e até 90 anos de idade, que tropeçam no português para contar a história dos antepassados. Uma dessas velhas avós, a dona Maria Merlo, até emprestou o enxoval para a atriz Glória Pires representar no cinema uma descendente de imigrantes. Uma visão presente de um núcleo erguido no apogeu da imigração em seus diversos aspectos.Moinho, cantina colonial, ferraria, casa de massas caseiras e teares, são alguns dos estabelecimentos consagrados pelos turistas. Centenárias casas de pedra, espaçosos porões, casas de madeira de até 3 pisos podem ser vistas e apreciadas, além de capelas e capitéis.

ROTA DO VINHO

A vitinicultura é uma arte em que o homem e a natureza se entregam e se integram num ato de amor dando origem aos melhores vinhos.

vale

VALE DOS VINHEDOS

Num vale mágico que corre por entre as divisas de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, numa região privilegiada por um clima consagrado ao cultivo da vinha, as mais finas castas desenvolveram-se naturalmente e o lugar tornou-se o Vale dos Vinhedos.

De forma natural, também assumiu o ato pioneiro de estabelecer-se como a primeira região demarcada com o selo de Origem Controlada do país.

fig

GASTRONOMIA

Bento Gonçalves é uma cidade de culinária rica, variada e saborosa. A gastronomia típica italiana, acompanhada por saborosos vinhos, é apenas uma das inúmeras opções culinárias que podem ser apreciadas aqui.

Pizzarias, churrascarias, além de saborosos buffets e lanches diversificados, fazem com que comer em Bento seja realmente um prazer.
Nos passeios pelo interior, é possível adquirir variados produtos coloniais, como queijo, copa, salame, doces em calda, geléias e compotas, que resgatam o verdadeiro sabor da colônia.
O prato principal em Bento Gonçalves é a alegria de bem receber e bem servir.